PIZZA MARGUERITA - MASSA BÁSICA


Ingredientes (4 pizzas grandes)
Esponja
250 ml de água morna
30 g de fermento biológico
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar

Massa
250 ml de água morna 
1 Kg farinha de trigo
50 ml de óleo de soja ou azeite
1 colher (chá) de sal

Molho
No liquidificador colocar 4 tomates maduros, 1 dente de alho, 1 pitada de sal e orégano e um fio de azeite. Pulsar até o ponto desejado. 

Cobertura
Q.B. tomate italiano firme e maduro
Q.B. manjericão fresco

Modo de Preparo (PASSO A PASSO)

 1 – Esmagar com um garfo o fermente, acrescentar o açúcar e misturar. Adicionar água morna e misturar bem. Deixar descansar por 15 minutos





 2 – Acrescentar os líquidos à esponja e depois a farinha de trigo aos pouco, o sal e ir sovando a massa. Sovar até obter uma massa lisa e homogênea.




3 – Fazer uma bola, colocar numa vasilha e cobrir com um pano levemente úmido (para a massa não ressecar). Deixar descansar por 1 hora ou até dobrar o volume. 




 4 – Dividir a massa em 4 bolas. Cobrir novamente com um pano ligeiramente úmido e deixar descansar por mais 20 minutos ou até dobrar de volume.


  
 5 – Abrir a massa com as mãos ou com um rolo de massa mas tendo o cuidado para não chegar até as beiradas (deixar aproximadamente 2 cm de borda). transferir para uma assadeira.





 6 – Espalhar um pouco de molho na massa deixando sempre as bordas livres e levar para assar por 15 minutos.





 

7 – Espalhar mais um pouco de molho, cobrir com o sabor desejado e voltar ao forno até dourar.






8 – Todas ervas e verduras (orégano, manjericão, rúcula) são adicionados de preferência após a pizza estar assada para não murcharem e queimarem.








DICA: 
Nunca acrescentar farinha diretamente à massa quase pronta. Esfregue um pouco de farinha nas palmas das mãos e continue sovando a massa. Garanto que chegará ao ponto desejado.

Nenhum comentário: