OVOS


Ao longo das últimas décadas, o OVO carregou a má fama de inimigo da saúde cardiovascular. Como a gema é rica em colesterol, seu consumo foi associado ao aumento no risco de infarto e derrame. Foi necessária a revisão de mais de 200 estudos, realizados a partir da década de 80, com cerca de 8.000 pessoas, para chegar à sentença (definitiva, pelo menos até agora) de que o OVO tem mesmo substâncias potencialmente nocivas mas privar-se dele na dieta pode ser ainda mais danoso. Recentemente se descobriram três novos bons motivos para levá-lo de volta à mesa. Presente na gema, a colina é um nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro. Além disso, o ovo é uma excelente fonte de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, a substância associada à sensação de bem-estar. Do total de gorduras contidas em um OVO, a maioria é de monoinsaturadas a gordura do bem, protetora do coração. 

Características do OVO
Após o leite materno o OVO é considerado o alimento mais completo: Fácil preparo, digestão e absorção; Supre carências de vários nutrientes incluindo vitamina B12. Indicado para: Controle ou perda de peso: reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos; Alimento de baixo custo: é a fonte de nutrientes e de proteínas mais acessível que existe.

Estrutura do OVO
Casca: rica em cálcio. Pó da casca de ovos enriquecidos administrados na alimentação de idosos com osteoporose resultou em melhora da densidade mineral óssea.
Clara (porção gelatinosa do ovo): fonte de proteína Rica em albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas (praticantes de exercícios, p. ex.) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes protéicas.
Gema (parte amarela e central do ovo): rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais. A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.
Responsável pelo mito do colesterol, contudo, estudos revelam que o consumo de ovos não aumenta o colesterol, fato este observado em grupo de pessoas que consumia 4 ovos por semana.

Propriedades do OVO
São largamente utilizadas na preparação de alimentos. Aglutinante: fornece textura suave e uniforme; Anticristalizante: a clara evita a cristalização de açúcares nos alimentos; Aromatizante: confere aroma especial e é essencial para o preparo de massas e de confeitos; Coagulante: fundamental em alimentos que precisem ser "ligados"; Corante: luteína e zeaxantina conferem propriedades corantes ao OVO, muito apreciado na culinária; Emulsificante: a lecitina confere ao ovo um equilíbrio entre o óleo e a água, indispensável no preparo de molhos, maioneses e confeitos para bolos; Espumante: mediante a emulsão de água e ar, qualidade esta apresentada em maior quantidade na clara, mas, podendo ser utilizado o OVO inteiro para fazer espuma.

Tamanho e peso do OVO
Podem-se encontrar OVOS de vários tamanhos, para exemplificar segue abaixo uma tabela comparativa entre tamanho, peso (aproximado) e o OVO em partes:
TAMANHO
PESO (g)
GEMA (peso 30%)
CLARA (peso 60%)
JUMBO
Acima 65
Acima de 19 g
Acima de 39 g
EXTRA
60 a 64
Até 18 g
Até 38
GRANDE
55 a 59
Até 17 g
Até 35
MÉDIO
50 a 54
Até 16 g
Até 32
PEQUENO
45 a 49
Até 15 g
Até 30


Conservação
           Devemos guardar os ovos sem lavar para que não fiquem permeáveis aos odores e se desidratarem rapidamente. Um ovo bem fresco pode durar até 3 semanas sob refrigeração. Um ovo se cozido se conserva 4 dias com casca, e 2 sem casca; a gema e a clara cruas duram apenas 24 horas. Todas as preparações à base de ovos crus ou semicozidas (maionese, cremes para confeitaria) devem ser conservadas por 2 dias, no máximo, na geladeira. Os ovos podem ser congelados, desde que com a clara e a gema separadamente; as gemas devem ser batidas para serem congeladas. Ovos cozidos não podem ser congelados.
           Cada ovo deve ser quebrado separadamente, pois um ovo estragado (que se conhece pelo odor forte e textura líquida) inutiliza todos os outros. Uma dica para descascar facilmente os ovos cozidos é passá-los sob um filete de água.
           Os ovos podem ser empregados tanto em pratos salgados quanto doces, mas também podem ser apreciados puros. Diversos métodos de cozimento: em omeletes, fritos, pochés, semiduros, etc, proporcionam grande variedade de pratos e permitem criar toda espécie de variações.