AVES


Quando falamos em aves, logo nos vêm a mente o frango e a galinha. Porém existem outras aves conhecidas e apreciadas que podem ser consumidas, são elas: peru, pato, faisão, codorna, perdiz, galinha d’ angola, pombo, marreco. O avestruz também está sendo usado na gastronomia.
Cada ave tem uma característica peculiar, assim é importante saber qual o saber e textura de cada uma.
É um alimento proteico com boa fonte de ferro, fósforo e vitamina do complexo B. A taxa de gordura varia de acordo com a idade, tipo, raça, alimentação e corte.
As aves podem ser encontradas resfriadas ou congeladas, inteiras ou porcionadas.
O importante é saber quais partes serão utilizadas, pois dependendo da preparação somente algumas partes poderão ser usadas, nesse caso não seria aconselhável comprar o animal inteiro. Agora se a preparação levar um fundo (de ave) ou um  recheio dai sim será mais compensatório comprar o animal inteiro, pois com os ossos e pés prepara-se um fundo, com os miúdos, um recheio e com o peito, coxas e sobrecoxas, o prato em si.
A carne das aves, por possuir um tecido conjuntivo menor que do as demais carnes, possibilita uma digestão mais fácil.
A idade e a raça da ave irá influenciar na maciez da carne.
As aves mais velhas são mais saborosas, porém são mais duras.
Frango
É considerada a ave mais usada na alimentação. Divide-se em 5 classes, levando em consideração a idade, o tamanho do animal:
·         Frango de leite ou galeto: aves de até 3 meses de vida, peso em torno de 800g (pode variar entre 400 e 800g). Carne macia, pouca gordura, sabor leve. Preparação rápida. Ideal para grelhar ou assar.
·         Frango comum: machos com idade entre 3 a 5 meses de vida, peso entre 1,o a 1,5Kg. Carne suculenta. Os ossos são mais resistentes. Pode-se se prepara de diversas maneiras (frango inteiro: assado; filé de frango: grelhado, a milanesa; moído; hambúrguer; coxa e sobrecoxa: assado, frito, grelhado; asas: assada, grelhada, frita)
·         Galinha ou Galo: aves adultas (mais de 7 meses de vida), peso entre 1,5 a 4,0 kg. Carne do galo tem menos gordura do que a da galinha, por isso precisa-se de mais tempo de cocção. Porém ambas as carnes são saborosas. Ideal para ser consumido em sopas e guisados.
·         Frango caipira: esse frango é criado solto com uma alimentação natural. Saboroso. Sua carne é mais rígida. A pele não desmancha durante o cozimento. Ideal para ser ensopados, assados (espeto ou forno) e guisados.
·         Frango Capão: ave que foi castrada. É saborosa. Possui uma gordura que derrete durante a cocção. Ideal para assados.
Ao comprar o frango, atenta-se para: a) cheiro deve ser suave, b) pele deve estar macia e seca, c) cor deve ser clara, sem presença de manchas escuras, d) bico, pés e ossos do peito devem estar flexíveis.
Os cortes dessa ave são:
·         Peito: carne branca, macia. Ideal para grelhar, fritar e saltear.
·         Supreme: corte do peito que mantém a coxinha da asa limpa.
·         Sobrecoxa: carne escura e saborosa. Ideal para assar, grelhar (se estiver desossada), guisar ou fritar.
·         Coxa: carne escura, saborosa. Ideal para grelhar, assar, guisar ou fritar.
·         Asa: anteasa e pequena coxa. Macia. Ideal para fritar, assar ou grelhar.
·         Pescoço: carne saborosa. Ideal para sopas, caldos e fundos.
·         Miúdos: fígado, coração e moela. Ideal para recheios de outros pratos.
·         Pé: ideal para se fazer caldos e fundos
Galinha d’angola
Carne tem consistência firme e muito saborosa
Pato
O pato é uma ave de carne escura e sabor mais forte comparado com a do frango.
Sua carne pode ter diferentes texturas e sabores, levando em consideração o tipo de alimentação que a ave teve, pelo tipo de raça e pelo tipo de preparação.
Ideal para assar, brasear, guisar, ensopar e confitar.
Já o peito (magret) é ideal para ser servido grelhado.
O seu fígado é utilizado para preparar o famoso foie gras (patê de fígado gordo). Para tal preparação é necessário a engorda forçada do animal.
Perdiz
Ave de carne escura e macia. A carne da fêmea é mais macia do que a do macho. Ideal para guisar, brasear, cozinhar ou assar.
Peru
Sua carne possui é delicada e possui um sabor suave. Diferentes raças influenciam no peso e na textura da carne. Seu peso é entre 4 a 10 kg. A carne é mais nutritiva, porém contém um maior índice de gordura. A carne da fêmea é mais saborosa do que a do macho. Ideal para assar.
Pombo
O pombo aqui referido é o selvagem. Ele é caçado em algumas regiões. Não existe criação no Brasil dessa espécie de pombo. O seu uso na gastronomia é semelhante ao da perdiz.  Ideal para ser guisado ou braseado.
Faisão
Ave de caça carnuda. Ideal para ser assada, cozida ou braseada. As criadas em cativeiro possuem uma carne com sabor mais suave do que as selvagens. Sua carne é seca. O faisão não se adaptou no Brasil.
Codorna
É uma espécie da família das perdizes, porém de tamanho menor (150 a 200g). Ideal para ser servida assada, braseada, grelhada, guisada, recheada.
Avestruz
Ave abatida entre 12 a 14 meses de idade, com o peso de 100kg, aproximadamente. Os cortes mais apreciados são: coxa e peito. Com relação ao valor nutricional assemelham-se a carne de frango e peru. Já com relação ao sabor, aspecto e textura é muito semelhante a carne bovina.
Modo de Preparo das Aves
Mesmo as aves possuindo sabores (algumas são mais suaves e outras mais fortes) e texturas diferentes o preparo de todas elas devem se atentar para dois aspectos: a necessidade de temperar com antecedência e o cuidado com o ressecamento do peito. Como a carne das aves são mais magras (exceto o pato), deverá utilizar-se as seguintes dicas durante a cocção:
·         Assar com o osso e com a pele, somente sendo retirada quando forem servidas.
·         Usar os métodos de cocção que utilizam líquidos (ensopado, guisado, braseado).
Com relação a necessidade de temperar com antecedência: deverá se fazer uma marinada, a fim de pegar mais sabor. Os ingredientes secos deverão ser colocados de acordo com o tamanho das aves.