SUÍNOS


Ao contrário do que se imagina a carne suína atualmente faz bem à saúde, pois seu teor de gordura é baixo em relação às demais carnes e possui muitas vitaminas indispensáveis para a saúde humana.
A carne de porco tem presença garantida em quase toda a culinária brasileira. Como é uma carne que, na maioria das vezes, pode ficar ressecada após o preparo, demanda maior atenção durante o preparo. Leva mais tempo que as demais carnes para "pegar" tempero, por isso é interessante deixá-la apurando dentro das iguarias algum tempo antes de fazê-la.
Por ser um animal de pequeno porte, o porco pode ser comprado inteiro ou em partes.
A grande maioria dos consumidores não conhece mais do que 3 cortes de carne suína: pernil, lombo, costela, no entanto, é possível elaborar até 60 cortes diferentes com uma carcaça padrão de suíno pesando 120 kg, que vai desde Colchão Mole, Alcatra, Picanha, Maminha de Alcatra, Coxão Duro e Mole, Lagarto, Músculo, Coroa de lombo até a costela.
Mas por enquanto esses cortes não se popularizaram, e dificilmente acharemos a nossa disposição esses 60 cortes. Então vamos trabalhar com aqueles mais possíveis.

Conheça os cortes de Carnes Suinas





Cabeça: parcialmente desossada, pode ser preparada na forma de assado, com recheio ou cozida. É usada pela indústria de alimentos para fazer salsicha e outro frios.

Paleta: um pouco dura, mas saborosa. Usada para assados e churrascos.

Lombo: carne nobre e saborosa.

Lombinho: inteiro, desossado, bistecas ou costeletas.

Pernil: uma das melhores partes do porco. Excelente para assados.

Barriga: usada no preparo de carnes temperadas, embutidos e em conserva.

Perna dianteira: com ou sem osso, pode ser usada em assados ou cozidas.

Toucinho: gordura fresca de porco. Muito usado na culinária do interior do Brasil, principalmente na cozinha mineira.

Bacon: toucinho defumado, fatiado ou em partes. De sabor forte e marcante, é muito utilizado para dar gosto a muitos pratos, ou até mesmo envolvendo maravilhosos medalhões de outras carnes.

Pés, orelhas e rabo: apuram o sabor de determinados pratos, como a feijoada, por exemplo. Normalmente encontra-se já salgados. A geléia concentrada feita dos mesmos é extensamente usada para confecção de caldos.