OVINOS


Os ovinos podem ser chamados de: ovelhas (feminino) e carneiro (masculino) e quando pequeno como cordeiro, anho ou borrego, é um mamífero ruminante bovídeo.
É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro.
O cordeiro é um animal com menos de um ano de idade, e oferece uma das carnes mais popular por seu sabor, ternura e suculência entre outras qualidades.
O cordeiro é a criação que tem quatro a seis semanas de idade, o seu peso não exceda 8 quilos e recebeu apenas leite materno para a alimentação. Isso proporciona uma carne de cor clara, é de fibra, rosa suave, muito suave e delicado no palato, tem cerca de 9% de gordura, e tem uma textura cremosa. Há países em que o cordeiro não é consumida, porque não seria a produção rentável.


Tipos de cortes




Vamos ver os tipos de cortes de carne de carneiro, além da qualidade que é dada a cada um deles de acordo com suas características e possibilidades culinárias, embora estes possam ser mãos tão variadas como cozinheira do mundo e uma terceira peça pode se tornar um arroz simples, um verdadeiro deleite.
·                            Os tipos de corte de carne de carneiro são muito fáceis de se lembrar, são aqueles que podemos ver na imagem acima: cabeça, pescoço, peito, costelas (centro agulha, e lombos), costelas, peito, assento, ombro, perna (ou gigot) e trabalhador braçal.

Pescoço: O pescoço ou garganta é um corte muito econômico e ideal para cozidos, ensopados, fundos. Carne de sabor delicioso e é muito suculenta e macia.
Peito: O peito é também muito saboroso, situa-se entre o gargalo e a saia de retenção de uma alta proporção de gordura, é ideal para um ragu ou cozido.
Costeletas: As costeletas são três partes, a agulha, o mais próximo ao pescoço, centro também conhecido como pau e costeletas são os mais populares, e os lombos. Elas são ideais para grelhar, fritar, grelhadar.
Costelas: Na parte inferior das costas são as costelas, a carne é desossada. As costelas também são preparados grelhadas, fritas, grelhada, etc.
Saia: Saia é a parede do abdômen, entre as pernas e sob a cartilagem fibrosa do lombo, é gelatinosa, é um corte ideal para cozinhar.
Presidente: Esse é um dos cortes mais populares, tanto inteiros como desossado o corte, é ideal para assados. Às vezes, acompanha a perna, e existe um corte conhecido como Baron consistindo em ambas as pernas e a cadeira. 
Ombro: As pernas dianteiras são os ombros, pernas pequenas, muito saborosa e suculenta, com uma proporção maior de gordura, o que proporciona uma carne bem macia, excelente para assar inteiro, mas também pode ser cortado e fazer pratos deliciosos com ele.
Perna: São as pernas traseiras, preparadas inteiras, em filetes, ossos. É um corte muito popular para uma variedade de preparações culinárias, desde assados até ensopados.
Dale é conhecido por este nome o corte da cadeira, ideal para grelhado ou assado.
Noisette:  Lombo desossado com a parte da saia costela são tidos como medalhões cortes requintados para fritar ou fazer grelhados.
Cabeça: Consiste principalmente de miudezas, que são especialmente apreciados dos animais jovens, cérebro, língua ...
Vísceras: pulmão, fígado e coração, geralmente preparado com cebola, frito, cozido...
Moela: A moela designa a glândula conhecida como "golpe", são tenra e saborosa, ideal para revestimento, fritar, refogar ou no vapor.
Fígado: Muito apreciado por várias elaborações, de caçarolas e recheio, para tortas.
Rins: também valorizada para fazer ensopados.
Calos: Como sabemos, é o estômago do animal. É preparada em guisados.
Marceneiro: Eles podem ser com osso ou sem osso. Você pode fazer no molho, empanado, cozido, etc.
Testículos Turmas: os testículos de cordeiro são preparados normalmente frito.