DA ÁGUA À MESA

Os peixes são animais de carne muito delicada e extremamente perecível por isso é necessário muito cuidado desde a hora de sua compra até o consumo final.
       O ideal é que fossem adquiridos diretamente dos pescadores e imediatamente preparados para o consumo, mas como na maioria das vezes é impossível devido à distância que nos encontramos do litoral, o melhor mesmo é possuirmos um fornecedor de confiança.
       Mesmo tendo um bom fornecedor, é importante conhecermos alguns aspectos importantes para avaliar a qualidade de um bom peixe.

COMO ESCOLHER OS PEIXES

       As características do peixe de boa qualidade são as seguintes:

- OLHOS
       Brilhantes, claros, vivos e grandes

- ODOR
       Tem que ter cheiro agradável, praticamente sem nenhum cheiro. Qualquer cheiro forte e desagradável significa que já está deteriorado e impróprio para o consumo.

- TEXTURA
        Deve estar com as características de que tivesse saído da água na hora. Seu corpo com a carne úmida, consistente, firme, elástica, escorregadia e com as escamas bem grudadas a sua pele.

- VENTRE
       Possuir o ventre cilindrado em seu formato natural, sem estar afinado, flácido ou escurecido.

- GUELRAS
       Sem nenhum odor e nem muco e possuir coloração avermelhada para o rosa.


COMO LIMPAR O PEIXE

       Claro que hoje em dia a maioria dos fornecedores já vendem o peixe limpo mas é muito melhor comprá-lo inteiro mantendo assim suas características para uma boa avaliação do produto.
       Ao adquirir um peixe inteiro, verifique se contém ainda as vísceras, pois estas se deterioram muito cedo. O ideal é que fossem retiradas ainda no barco.
       Para a retirada das vísceras faça um corte ao longo do ventre e retire-as.
       Devemos ainda descamar o peixe e para isso segure-o pela calda e com a ajuda de uma faca ou um descamador, raspe-o da calda para a cabeça mas tomando cuidado para não machucar.
       Caso deseje retirar a cabeça e a cauda, coloque o peixe sobre a tábua e corte-os com o cutelo.
       Devemos ainda retirar as nadadeiras com um pequeno corte ao longo de cada nadadeira e puxá-la em direção a cabeça do peixe.
       Assim que o peixe estiver totalmente limpo, devemos lavá-lo em água corrente, até sair todo o sangue.

CLASSIFICAÇÃO DOS PEIXES

       Agora que já sabemos como adquirir e limpar um peixe, está na hora de prepará-lo, mas antes temos que conhecer muito bem suas características para decidir qual o melhor peixe para a nossa receita.
       Os peixes podem ser classificados de várias maneiras:

- Devemos levar em conta a origem do peixe, pois esta tem grande influencia no sabor de sua carne. Os peixes podem ser de água doce, salgada ou anadromos (doce e salgada p.ex. salmão)
Os peixes de água salgada têm sabores mais pronunciados que os de água doce.
Os peixes de rio costumam ter a carne mais macia que os marinhos exceto os que se desenvolvem em águas de correntezas.

- Quanto ao teor de gordura podem ser divididos em magros (até 2% de gordura), meio gordos (de 2 a 5% de gordura) e os gordos (acima de 5% de gordura).
Quanto maior o teor da gordura, mais intenso é o sabor.

- Podemos classificar conforme o seu formato. Existem dois formatos apenas, os redondos e os achatados. Os achatados são peixes que tem a espinha no centro e seus olhos ficam no mesmo lado da cabeça. Podemos retirar quatro filés sendo dois do lado de cima e dois do lado de baixo. Como exemplo pode ser citado o linguado e suas variações.
Já, os peixes redondos possuem o esqueleto ao longo da extremidade superior e seus olhos posicionam um de cada lado de sua cabeça. Neste caso podemos retirar apenas dois filés (um de cada lado de sua espinha).

- Quanto à rigidez de sua carne, o que vai defini-los é a sua resistência ao cozimento. Para ensopados, carnes mais firmes e para cozimentos rápidos, carnes mais macias.

- Por último podemos classificá-los pela sua pele, couro ou escamas.