COZINHA BRASILEIRA


A formação da cozinha brasileira se dá em dois momentos, o primeiro, antes do descobrimento com a população existente, os índios e em segundo momento, após o descobrimento, com a chegada dos portugueses e africanos.
Os índios deixaram como herança elementos encontrados diretamente na natureza através da caça, pesca e também da agricultura com o plantio do milho, amendoim, feijão, abóbora, batata doce e principalmente a mandioca.
       Já os portugueses colaboraram a introdução de novos elementos tais como galinhas, ovos, bois, touros, ovelhas, cabras, carneiros, porcos, pombos, patos e gansos. Junto aos produtos foram incorporadas novas técnicas através das cozinheiras africanas.
       Na culinária existente, também foram acrescentados novas tecnologias e métodos de preparo e cozimento para os alimentos.
       Os africanos colaboraram com a introdução do azeite de dendê e da pimenta malagueta que alteravam a cor e o sabor dos alimentos.
       Junto com os africanos vieram também entre outros alimentos o coco, a banana, o café.
       Após este momento inicial do descobrimento do Brasil, a cozinha brasileira tomou novos rumos sendo influenciada também pela chegada de outros povos europeus, asiáticos e americanos, tornando a cozinha brasileira uma explosão de cores, sabores, temperos e de histórias.