BASES DE COZINHA - Aromáticos


Bases da cozinha são preparações compostas por diferentes ingredientes, utilizadas para facilitar a confecção de determinadas produções culinárias; servem também para modificar ou melhorar o sabor, a textura, a cor e o aroma dos alimentos. As bases podem ser: Ligações, aromáticos, fundos, embelezadores e melhoradores

- AROMÁTICOS – ingredientes com propriedade de realçar o sabor e aroma de alimentos, geralmente legumes, ervas e especiarias. É importante observar sempre as proporções de ingredientes aromáticos já que cada proporção irá conferir uma característica.
  1 – SALMOURA : O sal pode ser aplicado de diversas formas seja para marinar o alimento ou temperá-lo na hora do cozimento – polvilhado (sal fino ou grosso) esfregado (sal grosso).

  2 - VINHAS D'ALHOS : Marinada com elemento diluente de vinho ou vinagre, acrescido de salmoura e aromatizado com alho, cebola pimenta em grãos, etc.

  3 - VEGETAIS : São utilizados vegetais aromáticos que proporcionam sabor, cor e melhor apresentação nas produções culinárias.

  4 – PURÊS : Vegetais e legumes aromáticos e coloridos reduzidos a purês e agregados nos alimentos para realçar e melhorar aspecto e sabor.

  5 – MIREPOIX : Vegetais aromáticos cortados em cubos pequenos usados para realçar o sabor de fundos, sopas, molhos: Composto de 50% de cebola, 25% de cenoura e 25% de salsão.

  6 - MIREPOIX BRANCO : É a mirepoix retirando-se a cenoura e adicionando-se o alho poró e/ou nabo. Utiliza-se para aromatizar molhos claros e fundos.

  7 – MATIGNON : É o mirepoix com gordura, adicionando-se bacon ou presunto.

  8 – BOUQUET GARNI : Composto basicamente de salsão, cenoura, salsinha, tomilho, louro e funcho (erva doce) amarrados. Retira-se após fornecer ao fundo, molho ou sopa, o sabor desejado. Os ingredientes do bouquet podem variar de acordo com a região.

  9 – SACHET D'ÉPICES : Dente de alho (opcional), folha de louro, pimenta em grão, cravo da índia (opcional), ramo de tomilho e talo de salsinha envoltos em pano fino ou étamine. Igualmente ao bouquet, é retirado após a utilização.

 10 – CEBOLA BRULÉE : Cebola cortada ao meio e tostada na chapa ou frigideira. Além de aromatizar, acentua a cor de fundos e molhos escuros.

 11 – CEBOLA PIQUÉE : Cebolas descascadas e cortadas ao meio. Leva uma folha de louro espetada em um pequeno corte lateral e dois cravos da Índia, um de cada lado do corte.

 12 - DUXELLES : Mistura de cogumelos bem picados e salteado em manteiga, cebola, alho poró, vinho branco, utilizado para conferir sabor e textura em molhos e preparações diversas.