PESANDO E MEDINDO OS INGREDIENTES


O sucesso de uma receita não depende apenas da utilização de bons ingredientes, mas também da precisão da quantidade de cada ingrediente que para isso, utilizamos de balanças, copos, conjunto de xícaras e colheres medidoras ou podem ser encontradas em casas de artigos para restaurantes ou até mesmo em mercados e feiras.
A balança, devido a sua precisão é a preferida para pesagem de qualquer ingrediente, isso mesmo, qualquer um mesmo, até líquidos desde que venha mencionado seu peso na receita.
A balança ideal é digital devido sua precisão.
Lembre-se que sempre que for pesar algum ingrediente, descontar o peso do vasilhame em que está.
O copo medidor, normalmente feito de plástico ou vidro, se apresenta com graduação para a medição de líquidos, farinhas, açúcar etc. Normalmente utilizamos apenas para a medição dos líquidos já que possuímos os outros utensílios como balança, xícaras e colheres medidoras que são mais precisas.
Seu uso deve ser sempre apoiado em superfície plana e na altura dos olhos nunca o levantando com as mãos pois isso acarretaria numa medição incorreta.
O conjunto de xícara medidora normalmente é formado por quatro recipientes com capacidades diferentes conforme segue: 1 xícara (250 ml), ½ xícara (125 ml), 1/3 de xícara (80 ml) e por último ¼ de xícara (60 ml).
Já o conjunto de colher medidora é formado por cinco peças em média, de capacidades diferentes que são: 1 colher de sopa (15 ml), ½ colher de sopa (7,5 ml), 1 colher de chá (5 ml), ½ colher de chá (2,5 ml) e ¼ de colher de chá (1,25 ml).
Tanto a xícara quanto a colher requer cuidados na hora da medição. Para medirmos produtos tipo farinhas devemos sempre com o auxílio de uma colher, separar a quantidade necessária, peneirar e transferir para o medidor formando um morrinho no centro que deverá ser aplainado com o auxílio de uma superfície lisa tipo as costas de uma faca, retirando-se assim o excesso em uma única vez.
Em se tratando de gorduras, tipo manteiga e outros, devemos preencher o medidor com o auxílio de uma faca e pressionar por várias vezes até retirar todas as bolhas de ar que possam existir. Da mesma forma da farinha, devemos aplainar a gordura com as costas de uma faca retirando todo o excesso. A gordura deve sempre estar em temperatura ambiente.